Muito antes da cerimônia de abertura

Muito antes da cerimônia de abertura

O ano Olímpico traz emoções e novidades desde o começo. Fique por dentro do que vem aí ao longo de 2016


Imagem Rio 2016
Dia 2 de outubro de 2009. Na Praia de Copacabana, milhares de brasileiros celebraram a escolha do Rio de Janeiro como cidade-sede dos Jogos de Verão da 31ª Olimpíada. 1 de janeiro de 2016. Sobre as mesmas areias, milhões de pessoas de diferentes partes do mundo festejam juntas neste 31 de dezembro a chegada do ano Olímpico. Sete anos - e muito trabalho - separam os dois momentos históricos, que em 2016 têm tudo para ser devidamente ofuscados por outras datas, começando por 5 de agosto, quando começam os Jogos Olímpicos Rio 2016. O ano promete...

Confira abaixo o que 2016 trará de melhor:

Atletas em ação nos testes finais

Não será preciso esperar até agosto para acompanhar competições de alto nível nas instalações Olímpicas do Rio 2016. De janeiro a maio, 25 eventos-teste vão tomar conta da cidade-sede em preparação para o maior evento esportivo do mundo, alguns valendo até vaga para os Jogos.
Imagem Rio 2016
Basquetebol é o esporte do primeiro evento-teste de 2016, marcado para 15 de janeiro na Arena Carioca 1 (Foto: Getty Images/Christian)

Revezamento da tocha Olímpica

Já em fevereiro vamos conhecer os primeiros selecionados para compor a maior corrida de revezamento da história do país: os carregadores da tocha Olímpica Rio 2016. A chama será acesa em 21 de abril, na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. De lá, viaja até Brasília, ponto de partida do revezamento.
A partir de 3 de maio, cerca de 12 mil carregadores percorrerão mais de 300 cidades brasileiras ao longo de 100 dias de revezamento rumo ao Estádio do Maracanã, palco da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Imagem Rio 2016

Últimos lançamentos

Pictogramas, look dos Jogos, mascotes, tocha. Achou que tudo já tinha sido lançado? Então prepare-se para se envolver ainda mais com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016, pois ainda serão revelados o design das medalhas, a música e o slogan oficial do Rio 2016.

Vila Rio 2016: uma casa para todos

Capacitada para receber mais de 10 mil atletas e oficiais de 206 países, a Vila Olímpica Rio 2016 abre suas portas em 24 de julho, 12 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos. Mais do que hotel, o complexo de 31 prédios vai atuar como uma verdadeira cidade, oferecendo aos residentes ambiente de preparação, relaxamento e diversão fora dos holofotes da competição.
Imagem Rio 2016
De acordo com último balanço da prefeitura, as obras do complexo já estão 97% concluídas (Foto: Renato Sette Camara)

Legado esportivo para a cidade

2016 será o ano do nascimento não apenas de um, mas de dois Parques Olímpicos em terras cariocas. Com as obras na reta final, o Parque Olímpico da Barra será palco de 25 modalidades Olímpicas e Paralímpicas em nove arenas. Já o Parque Olímpico de Deodoro terá outras nove instalações – incluindo um Parque Radical – para receber atletas e fãs de 15 esportes.
Após os Jogos, os complexos prometem deixar um importante legado para o desenvolvimento do esporte no país, atuando como centros de treinamento, aproximando a população das modalidades em áreas de lazer e capacitando a cidade a sediar novos eventos internacionais.
Imagem Rio 2016

Cerimônias Rio 2016: tudo começa e termina em festa

Atletas, voluntários e fãs dos quatro cantos do planeta têm um encontro marcado no Estádio do Maracanã em 5 de agosto para testemunhar a cultura brasileira em um espetáculo grandioso. Assistida por bilhões de espectadores ao redor do mundo, a cerimônia de abertura é o ponto final do revezamento da tocha, e o ponto de partida para o maior evento esportivo do mundo.
Imagem Rio 2016
A cerimônia de abertura é até hoje um dos momentos mais lembrados dos Jogos Londres 2012 (Foto: Getty Images/Laurence Griffiths)

Medalhas conquistadas, recordes quebrados, é hora de...festejar! Marcada para o dia 21 de agosto, a cerimônia de encerramento dos Jogos Rio 2016 vai repetir todas as emoções da abertura, desta vez para celebrar as conquistas dos atletas e agradecer a dedicação e participação de todos aqueles que ajudaram a tornar o sonho Olímpico uma realidade.

O maior evento esportivo do mundo

Finalmente, o momento que todos esperavam. De 5 a 21 de agosto, vamos realizar competições de 42 esportes – que somam mais de 300 disputas por medalhas em 17 dias! – nas quatro regiões do Rio de Janeiro e em outras cinco cidades do futebol.
Imagem Rio 2016

Rio 2016 Fest: os Jogos dentro e fora das instalações

Mesmo quem não conseguiu ingressos para todas as competições favoritas poderá desfrutar do clima das instalações Olímpicas com os amigos. Conhecidos como ‘live sites’, grandes espaços com telões prometem servir como ponto de encontro da torcida.
Imagem Rio 2016
Os live sites da Copa do Mundo de 2014 foram sucesso absoluto entre brasileiros (Foto: Getty Images/Joe Raedle)

Celebrando a brasilidade

A arte também faz parte do maior evento esportivo do mundo. Enquanto os atletas brilham nas arenas, o Celebra, programa de cultura do Rio 2016, vai levar ao público uma mostra da diversidade cultural brasileira com centenas de atividades entre shows, apresentações de dança, exibição de filmes e exposições espalhadas pela cidade.
Imagem Rio 2016
Para celebrar o marco de 500 dias para os Jogos, a coreógrafa Deborah Colker liderou um flashmob na Praia de Copacabana (Foto: Rio 2016/Alexandre Loureiro)

O mundo inteiro em um só lugar

Os Jogos Rio 2016 marcarão a primeira edição Olímpica da América do Sul, reunindo 10.500 atletas de 206 países. Não bastasse isso, centenas de milhares de turistas vão tomar conta das ruas da Cidade Maravilhosa, tornando o Rio o centro do mundo por algumas semanas.
Para garantir que todos se sintam em casa, alguns Comitês Olímpicos Nacionais constroem ainda espaços exclusivos, reunindo atrações culturais típicas de cada região, festas e áreas de convivência para torcedores e atletas na cidade.

Tudo novo de novo

Com o encerramento dos Jogos Olímpicos, o Rio 2016 se prepara para os Jogos Paralímpicos. Após a estadia dos atletas Olímpicos, a equipe responsável pela Vila dos Atletas tem apenas quatro dias – de 24 a 28 de agosto -  para reabastecer os estoques e preparar os quartos para receber os atletas e delegações Paralímpicos.
Enquanto isso, a tocha Paralímpica vai rodar as cinco regiões do país entre os dias 1 e 7 de setembro. Mais detalhes sobre o revezamento serão revelados em breve!

Jogos Paralímpicos: inspiração para uma geração inteira

No dia 7, é chegada a hora de se emocionar em outra grande festa: a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos, realizada para dar as boas-vindas aos mais de 4 mil atletas de 176 países que chegam ao Rio para impressionar, emocionar e inspirar na principal competição de suas vidas. Os 12 dias seguintes reservam muito mais emoções - serão mais de 500 disputas por medalhas de 23 esportes.
Imagem Rio 2016

REDAÇÃO 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Larga de atividade pra falar bb

A paz primeiro. G. L. vai chegar à tarde como aconteceu aqui em Preto e terá tantas situações citadas. Você tem uma pressão com sua paz a pa...

Instagram