Janeiro 2016
A inteligência competitiva é a busca, a análise e a exploração das informações relativas à sua empresa, seus concorrentes e seu setor de atividade, com o objetivo de aumentar a sua produtividade e competitividade. Veja algumas dicas e ferramentas para encontrar informações sobre a atividade de seus concorrentes através da Internet.

Você quer saber quem é o dono de um nome de domínio? Tente Who is. Consulte o sitebmfbovespa. Este site pode fornecer informações valiosas sobre seus concorrentes e dados financeiros, em formato Excel e PDF. A Bandpress propõe Especialistas que mostram como usar a inteligência competitiva para enfrentar concorrência global. Lembre-se também de assinar as newsletters de seus concorrentes para manter-se informado sobre as últimas novidades. Em geral, o cadastro em uma newsletter é feito nos websites. Consulte os blogs das empresas concorrentes ou blogs relacionados ao seu setor de atividade. Saiba mais sobre blogs e sua criação. Veja diretórios de blogs para encontrar rapidamente o blog que te interessa: catálogo de blogs ou Technorati
- O por quê da inteligência competitiva ser essencial
- Informações a serem pesquisadas
- Fontes de informações online
- Definir o seu ritmo de monitoramento
- Analisar as informações e definir a sua estratégia
- Os softwares de inteligência competitiva
- Automatizar sua inteligência competitiva graças aos serviços online
O por quê da inteligência competitiva ser essencial
Porque a informação é a base do desenvolvimento de uma empresa. Por exemplo, você cria um novo produto ou serviço e, no momento da comercialização você se vê ultrapassado por um concorrente. A inteligência competitiva te ajuda a evitar este tipo de situação. Tendo acesso às informações sobre seus concorrentes e seu setor de atividade, você melhora a sua estratégia e ganha em eficácia na aquisição de novos clientes, oferta de novos produtos e melhoria do seu equipamento. Se um concorrente representa uma grande ameaça para a sua empresa, é fundamental conhecer seus pontos fortes e sua estratégia.Informações a serem pesquisadas
Para que sua empresa permaneça competitiva em seu setor, mantenha-se informado sobre as novidades, como: novos concorrentes, produtos, serviços e promoções, publicação de um novo lançamento ou notícia, novos clientes, acordos, contratos, parcerias, aquisições e alianças, mudanças nas leis e regulamentos, mudanças políticas e econômicas. Para uma melhor compreensão de seus concorrentes, você deve coletar várias informações, tais como: dados financeiros, produtos ou serviços, qualidade de serviços, preços, fornecedores e capacidade de produção, recursos materiais e tecnológicos, mercados (clientes atuais, canais de distribuição e área de cobertura geográfica), recursos humanos (pessoal, recrutamento, política salarial, turn-over e estilo de gestão) e a estratégia (aquisições, alianças, novos países, novas metas e novos produtos).Fontes de informações online
Consulte os sites da imprensa especializada no seu setor de atividade e da imprensa econômica. Para receber informações automaticamente, cadastre-se em seus feeds de notícias. Para economizar tempo em suas buscas na Internet, cadastre-se no Google Alertas. Escreva o assunto do qual você deseja receber informações, selecione a frequência de recepção e digite o seu e-mail. Pense também em usar as ferramentas da Web 2.0. Nos fóruns e comunidades online, você encontrará informações valiosas sobre as conversas e opiniões dos usuários. Kompass,Paraempresa, Takitudo, Empresas por área de atividade, aeiou, estes sites são motores de busca e catálogos de empresa onde você encontrará informações sobre os dados administrativos e financeiros de seus concorrentes.Você quer saber quem é o dono de um nome de domínio? Tente Who is. Consulte o sitebmfbovespa. Este site pode fornecer informações valiosas sobre seus concorrentes e dados financeiros, em formato Excel e PDF. A Bandpress propõe Especialistas que mostram como usar a inteligência competitiva para enfrentar concorrência global. Lembre-se também de assinar as newsletters de seus concorrentes para manter-se informado sobre as últimas novidades. Em geral, o cadastro em uma newsletter é feito nos websites. Consulte os blogs das empresas concorrentes ou blogs relacionados ao seu setor de atividade. Saiba mais sobre blogs e sua criação. Veja diretórios de blogs para encontrar rapidamente o blog que te interessa: catálogo de blogs ou Technorati
Nenhum comentário:
Postar um comentário