“O sonho de qualquer cidadão”

Paiva Netto.com

Em outubro de 1981, conversando com o jornalista italiano radicado no Brasil, Paulo Parisi (1921-2016), ao defender que a mulher precisa ser mais valorizada, podendo inclusive eleger-se presidente da República, ressaltei que a importância do papel dela na sociedade se comprova logo no início da vida. Sem o poder feminino, com o dom de serem mães, nem aqui estaríamos.


Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
No Palácio do Planalto, Dilma faz pronunciamento após receber a faixa presidencial das mãos de Lula.

O tempo mostrou-nos que o raciocínio estava correto. A economista Dilma Rousseff, que tomou posse como a primeira presidenta de nosso país, é destacado exemplo disso.
No parlatório do Palácio do Planalto, um trecho de suas palavras confirma o anseio de todos: “Meu sonho é o mesmo de qualquer cidadão. O sonho de que uma mãe e um pai possam oferecer a seus filhos oportunidades melhores do que as que tiveram. É um sonho que constrói um país, uma família, uma nação. É o desafio que ergue um país”.
Que o êxito do novo governo seja o de todos os brasileiros!
VERÃO, DIVERSÃO E SEGURANÇA
Sol, praia, campo e natureza, férias em família. No Hemisfério Sul, o verão é uma das estações mais aguardadas do ano, tempo para se divertir e recarregar as energias, amenizar o estresse da vida moderna, a fim de poder enfrentar e vencer os desafios de mais uma etapa que se inicia.
Contudo, nem sempre o enredo dessa história tem final feliz. Essa época registra, igualmente, altos índices de afogamentos, mortes nas estradas, violência, tendo como pano de fundo o álcool, as drogas e um dos piores dramas que uma família pode vivenciar: o desaparecimento de um ente querido, em especial, de crianças.
Em entrevista ao programa “Vida Plena”, da Boa Vontade TV (Oi TV — Canal 212 — e Net Brasil/Claro TV — Canal 196), o senhor Rui Silva, representante do projeto Anjos do Verão, de São Paulo/SP, trouxe importantes orientações sobre os cuidados com a segurança de nossas crianças e de nossos jovens nesse período em que as famílias saem para passear.
Segundo dados da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, aproximadamente 10 mil ocorrências de desaparecimento de crianças e adolescentes são registradas anualmente em delegacias de todo o país.
Infelizmente, essa situação é mais corriqueira do que se imagina, “principalmente em locais de grande aglomeração. As pessoas vão para uma praia achando que estão num shopping center ou supermercado, que possuem a mesma porta de entrada e saída. Na praia isso não acontece, pois há variantes como multidão, barracas, pessoas, vendedores, a própria maré; isso tudo faz com que os movimentos das pessoas sejam extremamente aleatórios”, afirma Rui Silva.
Para os que não vivenciaram a dor do desaparecimento de um filho, neto, primo ou mesmo um amigo, sempre fica a desconfiança de que tenha havido distração por parte dos familiares. Para Rui, que já teve um filho que se perdeu na praia e hoje ajuda o pai voluntariamente, “não se trata de descaso e desleixo, como a maioria das pessoas pensa. Várias situações acontecem de, muitas vezes, alguns metros no meio da multidão se transformarem em 12 quilômetros de distância”.
DICAS DE SEGURANÇA
Durante o programa, o representante do projeto Anjos do Verão deu algumas dicas de segurança para as férias: “Para qualquer lugar do Brasil que você se dirija, oriento que ligue ou mande um e-mail avisando aos familiares que chegou ao seu destino. Se for curtir a praia, chegue com calma, sem correrias, se apercebendo de tudo à sua volta. Saiba onde estacionou o carro, anote o endereço da rua. Procure saber, anotar o nome do quiosque, barzinho, carrinhos de lanches maiores que são fixos. Isso é importante para o pai, para a mãe, inclusive para os próprios adultos não se perderem”.
Além de todas essas precauções, Rui Silva ressalta: “Em primeiro lugar é preciso confiar em Deus que o seu ente querido será reencontrado, que é um desaparecimento momentâneo, pode demorar alguns minutos ou algumas horas. Segundo, comunicar ao maior número de pessoas possível: polícia, bombeiros, comerciantes da praia, do shopping center, parques e eventos. Procure organizações ou um lugar que tenha um som para que a divulgação seja benfeita”.
UTILIDADE PÚBLICA
Para informar, denunciar e colaborar na busca de crianças desaparecidas, você pode acessar alguns dos sites dos órgãos governamentais de seu Estado. O site do Ministério da Justiça é éwww.desaparecidos.mj.gov.br. No Rio Grande do Sul: www.desaparecidos.rs.gov.br/.
O número nacional para informações sobre crianças desaparecidas é o Disque 100.
61 ANOS DA LBV
Deixo aqui o meu agradecimento a tantos amigos que nos endereçaram mensagens natalinas, votos de um feliz Ano-Novo e felicitações pelos 61 anos da LBV, comemorados em primeiro de janeiro, Dia da Confraternização Universal.
É a expressão de fraternidade que ornamenta a vida. Trata-se, portanto, da melodia que entoamos em cada ato de compaixão, de solidariedade, de justiça.
Que o bem-estar celestial se faça presente no seio de nossos familiares, amigos, enfim, da Humanidade.
Ave, 2011! Sol lucet omnibus.

REDAÇÃO 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

Larga de atividade pra falar bb

A paz primeiro. G. L. vai chegar à tarde como aconteceu aqui em Preto e terá tantas situações citadas. Você tem uma pressão com sua paz a pa...

Instagram